A marca dos Correios é um plágio?

Em maio os Correios lançaram nacionalmente sua nova identidade visual, e eu opinei sobre esse caso aqui. Ao meu ver o resultado - apesar de abaixo do esperado - ainda teve um saldo positivo ao engajar funcionários e modernizar a imagem tão desgastada da empresa. Em termos de branding os Correios conseguiram acertar, mas e em termos técnicos de estrutura? Nem tanto.

As opiniões se dividiram - entre o público leigo a aceitação positiva do novo logo dos Correios foi quase total, já entre o público da área houve indignação devido ao trabalho decepcionante de uma empresa que ganhou muito por um projeto enorme. Realmente, se analisarmos por uma ótica puramente gráfica o logo apresenta dois problemas: uma tipografia mal construída e um símbolo genérico. 

Na parte de tipografia, um bom artigo foi o da Marina Chaccur, e eu tenho que concordar com ela em alguns pontos, principalmente em relação às falhas tipográficas do logotipo Correios. Por fim vemos letras mal planejadas e mal executadas, inaceitável para um projeto dessa magnitude. 

tipografia correios


Análises do logotipo feitas por Marina Chaccur

Quanto ao símbolo, quando o logo foi divulgado várias pessoas acusaram os Correios de plágio, enviando imagens de diversas marcas, algumas similares e outras nem tanto. A nova identidade dos Correios foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), isso significa que ela foi aceita como única e original e está protegida por lei. Mas isso não impede que reflitamos sobre possíveis coincidências gráficas existentes no mercado.

marcas iguais correios

Alguns exemplos apontados como similares à marca dos Correios

Dentre as acusações uma me chamou à atenção. Meses antes de lançarem a marca dos Correios uma empresa do Espírito Santo redesenhou sua identidade de forma muito semelhante. A Polimix Distribuidora apresenta um logo com setas similarmente posicionadas, se diferenciando apenas nos cantos retos e na cores. 

correios plágioComparação entre Correios e Polimix, marca lançada ano passado

O projeto da Polimix, realizado pela Life Brand, custou R$ 8 mil segundo a agência, já o dos Correios é a CDA Branding & Design e teve um custo divulgado de R$ 390 mil. Como uma diferença tão grande de orçamento pode gerar projetos incrivelmente similares?

Muita gente se pergunta, é plágio ou não? 
A minha resposta para essa pergunta é: não é plágio, é apenas genérico demais.
A gente não vai recorrer legalmente a um direito sobre isso. Por ser uma marca gráfica muito genérica - duas setas -, acho difícil afirmar que foi uma cópia. Não acredito que foi intencional" Igor Franzotti , sócio e diretor de criação da empresa Life Brand.
O genérico permite uma série de interpretações, uma série de histórias que podem ser contadas para explicar a mesma coisa, já que ela por si própria não diz muito. As setas podem significar “uma poderosa capacidade para conectar pessoas”, “proximidade, inovação, flexibilidade, dinamismo”, podem representar uma distribuidora, ou até mesmo alguma outra empresa. Ou seja, elas podem dizer muito e não dizer nada - esse é o problema e a solução do uso do genérico.


Correios x Polimix: um símbolo que pode significar uma gama de coisas

Uma marca como os Correios deve estar acima do genérico e de uma tipografia mal construída, é uma marca que deveria ter relevância, que aporta conceitos nacionais e que representa serviço muito importante para o país. É uma marca que custará ao todo R$ 42 milhões e, apesar de uma boa comunicação e estruturação de marketing, publicidade e endobranding, peca na parte gráfica ao investir no genérico.

A marca Correios cumpre sua tarefa, mas de forma totalmente burocrática e sem emoção. Não sei se por processos engessados da estatal ou por medo da agência de design, mas quando um projeto de R$ 390 mil pode ser equiparado em qualidade gráfica à um de R$ 8 mil, tem algo errado.

Mesmo sendo um redesenho da logo anterior faltou um pouco de ousadia e qualidade técnica para um projeto de tamanha magnitude.

Mas plágio não é.


Gostou do post? Então cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo!


Delivered by FeedBurner

Postar um comentário